Tag Cloud: conheça 6 ferramentas para conseguir otimizá-la
Muito provavelmente você visitou algum site recentemente que tinha uma lista com tópicos para acessar ou mesmo algumas palavras em uma fonte maior ou em uma cor diferente. É bem provável que não seja apenas uma ferramenta de design, pode ser que a página esteja utilizando a chamada Tag Cloud.
O termo se refere à representação visual das palavras-chave escolhidas para aumentar a relevância daquele site. Neste artigo, você poderá saber mais a respeito do conceito que é uma forte tendência e também conhecer alguns meios para aprimorar a performance de uma página na internet. Confira!
Afinal, o que é a Tag Cloud?
A Tag Cloud é um arranjo lógico de palavras-chave dentro de um conteúdo textual que descreve visualmente o assunto de um site, blog ou outra forma de conteúdo para a internet. As palavras que representam os tópicos mais populares são destacadas usando fontes maiores, em negrito ou com maior saturação de cores para facilitar a sua visualização.
Sabe quando você entra no twitter e procura pelos trending topics para ver quais os assuntos mais comentados no momento? Podemos entender a Tag Cloud como algo análogo, porém aplicada a uma página específica. Essas nuvens de palavras-chave são utilizadas como uma ferramenta de navegação para ajudar os usuários a pesquisar o conteúdo com facilidade.
Quando comparado a um padrão mais convencional de navegação, a Tag Cloud não visa oferecer necessariamente uma experiência mais conveniente e intuitiva. No entanto, quando usada corretamente, ela dá aos visitantes uma ilustração instantânea dos principais tópicos, fornecendo uma orientação muito específica e precisa do conteúdo do site.
Como os seres humanos tendem a associar o que veem a conceitos e modelos, é mais fácil para quem acessar a página ter uma ideia do que encontrará quando apresentamos os principais conceitos de forma imediata e priorizados por sua relevância.
Na verdade, a principal vantagem da Tag Cloud está em sua capacidade de destacar dinamicamente os assuntos mais importantes ou populares, o que não é o caso nos menus de navegação convencionais, que normalmente são estáticos.
Como criar uma estratégia de Tag Cloud?
Para trabalhar com a Tag Cloud, primeiro precisamos entender a respeito de palavras-chave. É uma escolha incrivelmente importante para qualquer site. Elas devem representar quais são interesses do seu público-alvo. Quando você estabelece um limite de tags mais específico, o seu site pode se tornar uma referência de determinado assunto. Com um espectro mais amplo, você cobre várias áreas de conhecimento, mas pode ter dificuldades com ranqueamento.
Uma estratégia de Tag Cloud permite que você conheça melhor o comportamento de seus visitantes e consumidores, na medida em que facilita a visualização dos principais interesses deles. Ao criar as nuvens com os tópicos mais acessados, você pode monitorar a navegação e entender o comportamento de seus clientes.
Também facilita o impulsionamento da sua marca, visto que uma maior quantidade de cliques em determinados links do seu site podem levar você para a primeira página dos buscadores mais utilizados pelo público. E permite também que você conheça melhor os seus concorrentes e suas ações, pois será possível criar nuvens a partir do conteúdo que eles têm disponibilizado.
Para conseguir otimizar a Tag Cloud, você pode também utilizar as ferramentas que listamos a seguir.
Quais são as principais ferramentas para otimizar a Tag Cloud?
1. Wordclouds
O Wordclouds é um website de funcionamento bastante simples que oferece a possibilidade de criar uma Tag Cloud com vários formatos e imagens diferentes, o que torna sua página mais atraente. É uma solução grátis que permite ao usuário importar palavras de outros sites, documentos em PDF ou do Microsoft Office.
2. Tag Crowd
Assim como o Wordclouds, o Tag Crowd também é uma ferramenta gratuita e simples de ser utilizada. Funciona com a inserção direta de um texto, website ou arquivo importado a partir dos quais o site cria a Tag Cloud. Não tem recursos de edição gráfica ou outras opções mais avançadas
3. Word Cloud Generator
O Word Cloud Generator é um plugin para o navegador Chrome que funciona acessando diretamente o Google Docs, o que o torna diferente das demais opções. Ele cria a nuvem de palavras com base no conteúdo inserido nesse editor de textos do Google. É uma opção boa para iniciantes, pois é gratuito, mas não tem muitos recursos avançados caso queira uma apresentação com design mais interessante.
4. Abcya!
O ABCya.com é um site voltado especialmente para crianças. Tem um ambiente lúdico no qual é possível criar uma Tag Cloud por meio de textos que elas podem copiar e colar facilmente direto na página, de forma bastante intuitiva. Tem botões de fácil acesso que permitem editar o formato da nuvem e também é muito fácil caso queira salvar ou imprimir a nuvem.
5. Wordle
O Wordle é uma ferramenta que cria a nuvem de palavras a partir de um texto fornecido pelo usuário. Essas nuvens dão maior destaque às palavras que aparecem com mais frequência no texto de origem. O site permite que você ajuste suas nuvens com diferentes fontes, layouts e esquemas de cores. As imagens criadas com o Wordle podem ser utilizadas de diferentes formas. Você pode imprimi-las ou salvá-las em sua própria área de trabalho para usá-las como desejar.
6. Tagul
O Tagul é uma opção paga que oferece uma série de recursos mais avançados do que as opções gratuitas. Por exemplo, ele permite o download da Tag Cloud em diversos formatos em alta resolução. Nessa ferramenta, você poderá importar palavras de outras páginas da internet ou de textos copiados. Além disso, o editor embarcado na plataforma tem excelente qualidade e oferece uma grande biblioteca de imagens que permitem tornar sua nuvem mais atraente.
A Tag Cloud é, sem dúvidas, um recurso muito interessante e que pode ser utilizado de várias formas por sua empresa para aumentar a efetividade do seu site e do conteúdo que você publica na internet. No contexto atual, grande parte das operações acontecem online, há inclusive empreendimentos que atuam exclusivamente nesse meio.
Devemos, portanto, utilizar os recursos disponíveis da melhor forma para conseguir aumentar nossa presença e imagem junto aos consumidores.
Agora que você já conhece melhor o conceito de Tag Cloud, que tal também ficar por dentro de como uma estratégia multi-nuvem pode ser útil para sua empresa?